O Museu da Imigração Japonesa em SP inaugura área de Cultura Pop!
Depois de um ano em reforma, o Museu da Imigração Japonesa do Bunkyo, no bairro da Liberdade em São Paulo, reabriu as portas do seu 9º andar, que trouxe, pela primeira vez no Brasil, uma área especial sobre a cultura pop japonesa.
O Museu foi inaugurado em 1978, quando da visita do então Imperador Akihito, mas o acervo inicial era bem menor focado apenas na chegada dos primeiros imigrantes e até a Segunda Guerra Mundial. Reformas posteriores permitiram oferecer um leque maior de assuntos e, essa última grande reforma adicionou um material que conta a história da comunidade nikkei no período entre 1950 até o presente, incluindo um espaço sobre a cultura pop japonesa que chegou ao Brasil.
O Museu, dirigido pela Lídia Yamashita, contou com o apoio da Abrademi – Associação Brasileira de Desenhistas de Mangá e Ilustrações, que disponibilizou seu material, preparou os textos para a tela interativa, e solicitou ajuda a pessoas ligadas ao ramo. Roupas dos personagens das séries de TV como Jaspion, Black Kamen Rider, e Jiraya estão expostas, assim como a estátua do Ultraman, além de livros e revistas de mangá de autores nipo-brasileiros, esculturas, discos e outros objetos fornecidos por colecionadores.
Inaugurado no dia 22 de junho deste ano, o novo espaço causou um grande impacto graças à divulgação espontânea de fãs, e a entidade viu o seu público aumentar rapidamente.
O Museu da Imigração Japonesa da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa (Bunkyo), está localizado na Rua São Joaquim, 381, metrô São Joaquim, e ocupa do 7º ao 9º andar. Aberto para visitas de terça a domingo, das 13 às 17 horas. Na quarta-feira o ingresso é grátis. Nos demais dias custa R$ 16,00.