Museu do mangá de Go Nagai
Existem mais de 70 museus de mangá no Japão, e esse chama a atenção porque é o único dedicado exclusivamente ao desenhista Go Nagai. Autor de sucessos internacionais como Mazinger Z, Cutie Honey, Kekko Kamen e Devilman, no Japão se tornou conhecido pelo mangá “Harenchi Gakuen” publicado na revista Shonen Jump. Unindo fantasia e ação, sempre com uma boa pitada de erotismo, sua personagem feminina sempre estava com pouca roupa ou acabava ficando sem roupa, e isso criou uma série de atritos com as associações de pais e mestres. Era o final da década de 60 e até então, os mangás não falavam de sexo. Com o sucesso do “Harenchi Gakuen”, que durou cinco anos, Nagai montou sua produtora, a Dynamic Pro, e produziu uma grande quantidade de mangás, vários dos quais geraram animês e filmes live-action, e com eles se tornou conhecido no mundo.
Go Nagai, que foi assistente de Shotaro Ishinomori, autor de Cyborg 009, Kamen Rider, Goranger e outros sentais, desde 2005 leciona a disciplina “character design” na Osaka University of Arts e escreve periodicamente artigos para o jornal Hokkoku Shinbun.
O museu, que recebeu o nome de Go! Wonderland Museum, fica na rua principal da pequena cidade de Wajima, provÃncia de Ishikawa. Wajima é conhecida nacionamente pela sua pintura em artefatos de laca “Wajima nuri”, mas a figura mais ilustre da cidade é o grande mestre do mangá. Ele nasceu em Wajima, em 6 de setembro de 1945, com o nome de Kiyoshi Nagai. Seu museu é pequeno, mas mostra alguns dos trabalhos originais, grandes esculturas dos personagens e tem equipamentos interativos, para o visitante desenhar e colorir seu próprio desenho, ou um dos personagens de Nagai. http://www.go-wonderland.jp/
Além do museu propriamente dito, a própria cidade merece uma boa visita, uma vez que é turÃstica e até os ônibus e trens que circulam pela cidade estão com estampas de personagens de Go Nagai.