Exposição de Mangá em Museu Japonês fala do Brasil

manga YokohamaUma curiosa exposição de mangá será realizada na cidade de Yokohama, no Museu da Migração ao Exterior (Kaigai Ijuu Shiryokan). Trata-se da Exposição “Nikkei e o Mundo do Mangá”, que contará com mangás desenhados por descendentes de japoneses no exterior, mangás do Japão e do mundo que falam da imigração japonesa, e materiais que utilizam o mangá para ensinar o idioma japonês.

Há, por exemplo, o mangá de Motoka Murakami, da Shueisha, cuja obra “Jin” fala da imigração ao exterior através do Porto de Yokohama, há outro de Katsutoshi Hara, da Shogakukan, “Vancouver Asahi”, que fala de um time de beisebol da coletividade nikkei do Canadá que teve destacada atuação no país. A revista Mônica Jovem, com uma história especial dos personagens do Maurício de Sousa que aparecem juntos com os de Osamu Tezuka, estará na mostra. Mangás que contam a história da imigração no México, no Peru e no Brasil (Banzai, de Francisco Noriyuki Sato e Julio Shimamoto) estarão na exposição. A equipe do museu está gravando depoimentos de parte dos participantes do mundo inteiro.

DSCN4001Esse museu da migração é especial, porque fala dos imigrantes japoneses do mundo inteiro, com destaque para o Brasil. Yokohama é talvez o único lugar onde existe um monumento em reconhecimento a L.A.R.A (Licensed Agencies for Relief in Asia), que é a entidade que intermediou a remessa de mantimentos para o Japão após a sua devastação na Segunda Guerra Mundial. Ao final da Guerra, os nikkeis do mundo inteiro queriam mandar mantimentos para ajudar os japoneses, porém, não havia mais intercâmbio e, claro, não havia como fazer o transporte. E foi a L.A.R.A. que providenciou. Os nikkeis do Brasil, apesar de suas dificuldades, angariaram muito material e enviaram para o Japão. Nesse museu merecem destaque os veteranos voluntários que acompanham os visitantes. Em geral, são pessoas com experiência no exterior, falam mais de um idioma, e alguns inclusive já moraram no Brasil. Eles estão lá, não só para ensinar, mas para conversar e fazer um intercâmbio. Portanto, quando visitar o museu, converse com eles, fale da sua experiência e faça perguntas. Isso é muito importante para o museu e para a história da imigração japonesa.

Além do museu, a região onde está o museu vale uma boa visita. É um espaço muito amplo e agradável, com locais históricos, como o cais dos imigrantes, o ponto de trem, e o armazém onde se estocava a seda que era exportada, etc. O Museu está no edifício da JICA Yokohama, 3-1, Shinko 2-chome, Naka-ku, Yokohama City, Kanagawa Prefecture 231-0001. É só pegar o trem da Estação Tokyo e descer em Sakuragi-cho. Há muitos shoppings nas proximidades e muita coisa para ver e fazer, inclusive tem uma roda gigante que é um marco visual.

A exposição de mangá vai de 13 de dezembro de 2014 a 15 de fevereiro de 2015, e o museu funciona das 10 às 18 horas. A entrada é franca. http://www.jomm.jp/

Please follow and like us:

abrademi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.