Concurso de desenho pela paz
Estamos no final do Século XX e muita coisa evoluiu, mas ainda temos guerras em vários paÃses. Será que a humanidade não aprendeu com as guerras que já tivemos no passado? As crianças que ficaram órfãs, famÃlias inteiras que tiveram que abandonar o lar, e aquelas famÃlias que continuam sofrendo os efeitos hereditários da bomba atômica… A Abrademi está lançando o Concurso de Desenho pela Paz, com a finalidade de sensibilizar as pessoas para que isso deixe de ocorrer num futuro próximo. Não se trata de um concurso de mangá, por isso o estilo é livre. A premiação e a exposição ocorrerão em agosto, quando se comemora no mundo inteiro a triste Bomba de Hiroshima.
A Abrademi é especializada em cultura japonesa, mas por ser uma das poucas entidades atuantes formada por jovens,
sentiu-se na obrigação de organizar um trabalho sério de sensibilização para o bem de todo o mundo. Pode ser um grãozinho de areia, mas se todos fizerem a sua parte…
REGULAMENTO
1. O Concurso de Desenho pela Paz é aberto a qualquer pessoa, podendo retratar a paz ou os horrores da guerra.
2. As categorias são as seguintes:
I – autores nascidos de 1986 em diante.
II – autores nascidos em 1985 a 1981.
III – autores nascidos até 1980.
Os trabalhos deverão ser originais (não valem cópias), de criação própria dos autores.
3. O desenho deverá ser feito em papel branco no formato de 21×28 ou 21×29,7cm, utilizando qualquer técnica de arte-final (nanquim, guache, ecoline, pastel, lápis de cor, etc.), não valendo colagens e nem massa de modelar. Os trabalhos não poderão ser emoldurados.
4. Cada pessoa poderá participar com, no máximo 3 trabalhos. Cada ilustração deverá ter, no seu verso, o nome do autor, data de nascimento, endereço com CEP, telefone e o tÃtulo do trabalho.
5. O autor do melhor trabalho de cada categoria receberá uma bolsa de estudos de um estágio completo, com apostilas, de um dos cursos a ser escolhido pelo premiado, de desenho da Escola de Arte Igayara. O 2º e o 3º lugares receberão isenção na matrÃcula. Os cinco primeiros colocados de cada categoria receberão o livro “Gen – Pés Descalços”.
6. A comissão julgadora dos trabalhos será formada por profissionais do setor e representantes de entidades culturais e de direitos humanos.
8. Os trabalhos não serão devolvidos e poderão ser publicados a tÃtulo de divulgação. Os trabalhos vencedores poderão fazer parte das exposições da Abrademi, sempre com a identificação do autor e sua classificação.
9. Os trabalhos deverão ser remetidos pelo correio (sem dobrar) para: Concurso de Desenho pela Paz – Rua Moraes de Barros, 379 – Campo Belo – CEP 04614-001 – São Paulo – SP. O prazo final para recebimento dos trabalhos é 30/06/1999, mas trabalhos com postagem até essa data também serão aceitos.
10. Os vencedores serão informados por carta ou telefone até 31/7/99, e todos os participantes, vencedores ou não, receberão o Jornal da Abrademi com resultados do Concurso de Desenho pela Paz.
11. Os casos omissos serão resolvidos pela comissão julgadora cujas decisões serão definitivas e irrecorrÃveis.