As Histórias Adultas dos Cavaleiros do Zodíaco
Os Cavaleiros geraram uma febre de fanzines no Japão, que não se repetiu com outra série até hoje. Parte das HQs criadas pelos fãs formaram as chamadas histórias adultas, em que se explorou o relacionamento interpessoal e até a sensualidade dos personagens, características estas que aparecem de forma discreta no desenho animado.
BELEZA
Isso acontece pelo fato de os CAVALEIROS DO ZODÍACO tem muita influência dos mitos da Grécia Antiga. Os antigos gregos acreditavam que a beleza era fundamental. Assim uma pessoa moralmente digna e correta era vista como uma pessoa internamente bela e um vilão era um cara internamente feio. O corpo humano era considerado um templo vivo e o ideal de beleza era a pele clara, o rosto oval e o corpo esbelto e saudável, sem musculatura exagerada. A beleza do corpo era tão admirada que a nudez era comum, principalmente nas competições esportivas. Por isso, as mulheres não podiam assistir ou participar dos Jogos Olímpicos, exclusivos dos homens. Para elas havia os Jogos Heraeanos (dedicados à deusa do céu, Hera), em que as mulheres também competiam sem roupas e os homens não podiam entrar. Além disso, grandes filósofos gregos como Aristóteles, que foi o tutor de Alexandre, o Grande, acreditavam que a mais alta forma de amor era a perfeita amizade entre dois homens. Isso não significava uma relação física, mas uma devoção sentimental.
AMIZADE
Seguindo esse raciocínio, não é à toa que os CAVALEIROS são o que são. Eles refletem o ideal de beleza dos antigos gregos, tanto na aparência como na personalidade. Logo, por exemplo, não é por acaso que SHIRYU não hesita em ficar sem a armadura da cintura para cima quando a briga é pra valer. Tanto para os antigos gregos como para os japoneses, a amizade é um dos sentimentos mais nobres que um ser humano pode ter por outro, e os CAVALEIROS demonstram isso o tempo todo. De acordo com o roteiro, mesmo tendo personalidades e temperamentos diferentes, os CAVALEIROS enfrentam tantas dificuldades juntos que isso faz com que eles se tornem amigos capazes de dar a vida um pelo outro. Essa dedicação é a forma de amos que Aristóteles já preconizavam há 2.300 anos.
EQUILÍBRIO
Os fãs dos CAVALEIROS no Japão criaram uma série de histórias curtas, mostrando essas características dos nossos heróis. É claro que houve aqueles que se exaltaram, criando quadrinhos eróticos ofensivos e de mau gosto, deturpando a ideia original da série. Mas a regra foram histórias sensíveis e bem-humoradas, mostrando como cada CAVALEIRO, à sua maneira, tem um lado delicado e gentil, que contrasta com a agressividade que eles demonstram nas batalhas. São HQs que servem de complemento àquilo que vemos na TV.